quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Volver, de Pedro Almodóvar


É engraçado como ao vermos os filmes de Almodóvar parece que estamos vendo vizinhos, amigos, compadres, tamanha cumplicidade, de ações e de falas, que não nos parecem vir de um local muito frequentado. Depois de dois filmes que focam o universo masculino(Fale com Ela e Má Educação), Pedro Almodóvar volta a narrar sua história através de mulheres, fazendo um filme tão bom quanto seus últimos. É engraçado como ele consegue fazer um filme de com clima homoerótico, tenso, angustiante e carregado e, em seguida, uma "comédia" com comadres, vizinhas que, ao vermos, nos parecem ser conhecidas à tempos.

Muito foi dito sobre seu amadurecimento cinematográfico de alguns filmes prá ca, quando ele absorveu o melodrama como ponto fundamental de seu roteiro, mas com Volver você assiste, pensa, é um drama?comédia?...os dois?
Assistindo duas vezes não consegui definir, e constatei que mais pessoas não conseguiram: o site the numbers.com o classifica como comédia, o IMDB como comédia/drama e o Globo de Ouro concedeu a Penélope Cruz uma indicação de Atriz em drama.
Todas as atrizes funcionam bem mas Penélope Cruz puxa todos os holofotes para si, com uma grande atuação, pelo menos a melhor que eu vi, de sua carreira. As mulheres de Almodóvar não são 'ou santas ou demônios' são mulheres, que mentem de vez em quando, que falam das outras de vez em quando e que se entendem e se ajudam. *****

3 comentários:

Anônimo disse...

eh mesmo... ninguem vai faze um comentariozinho??? huahuahuhah
vi o e-mail e resolvi entra... fico legal, bem informal... vc escreveu do jeito q fala msm
eh isso ae... soh naum fui o primeiro pq vc estrago comentando antes... huahuahuaha flw

Anônimo disse...

Acho que os filmes do almodóvar são mais melodrama do que qualquer coisa, mas devido o caráter auto-consciente, muitas vezes paródico, não tem como não haver também comicidade.

de qualquer maneira, os gêneros nunca foram puros e melodrama e comédia sempre andaram juntos, é só ver Chaplin, ou Buster Keaton.

continue escrevendo, vale a pena. no começo de um blog o mais difícil é manter a regularidade. não desista mesmo se não estiver satisfeito com a qualidade dos textos. até.

Anônimo disse...

graaande zé!